Estado já instalou 116 novas câmeras inteligentes no Litoral para reforçar segurança

PARCEIROS DO SITE


 

Estado já instalou 116 novas câmeras inteligentes no Litoral para reforçar segurança

 


Ação, feita em parceria com os municípios, integra o Programa Olho Vivo e fortalece o monitoramento em cidades litorâneas durante o Verão Maior Paraná, período de grande circulação de pessoas, incluindo as festas de Réveillon. Nesta segunda-feira (29), agentes que atuam na região passarão por treinamento para uso do sistema

O Governo do Estado avançou na implantação do Programa Olho Vivo no Litoral do Paraná com a instalação de 116 câmeras inteligentes de videomonitoramento em cinco municípios da região. A iniciativa integra o reforço da segurança pública durante o Verão Maior Paraná, período de alta temporada em que há um aumento expressivo no fluxo de moradores, turistas e visitantes, especialmente durante as festividades de fim de ano, como o Réveillon.

Até este sábado (27), foram instaladas 26 câmeras em Guaratuba, 18 em Morretes, 42 em Paranaguá, 14 em Pontal do Paraná e 16 em Matinhos. Parte desses equipamentos já está integrada à plataforma inteligente de monitoramento do Olho Vivo, e todas as câmeras serão conectadas ao sistema ao longo dos próximos dias, ampliando gradativamente a capacidade de análise e resposta das forças de segurança.

Segundo o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, que é um dos coordenadores do Olho Vivo, o volume de equipamentos instalados no Litoral é compatível com a necessidade de garantir mais tranquilidade à população durante a alta temporada. “No verão, o Litoral recebe um número muito maior de pessoas, o que exige uma estrutura reforçada de segurança. O Olho Vivo amplia a capacidade de prevenção e investigação, permitindo identificar situações fora do padrão e agir rapidamente para proteger moradores e turistas”, afirmou.

A nova etapa do programa combina tecnologia de Inteligência Artificial (IA) com o videomonitoramento tradicional, permitindo a emissão automática de alertas, o cruzamento de dados em tempo real e a identificação mais rápida de suspeitos, veículos furtados ou roubados e pessoas desaparecidas. O sistema atua como apoio estratégico ao policiamento ostensivo e investigativo, ampliando o cercamento digital em áreas de grande circulação.

Agentes das forças policiais do Paraná participarão nesta segunda-feira (29), em Curitiba, de um treinamento específico para operar o sistema, incluindo policiais que atuam diretamente no Litoral dentro das ações do Verão Maior Paraná. A capacitação faz parte do processo de implantação do Olho Vivo e garante o uso pleno das ferramentas tecnológicas disponíveis.

O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, destacou que o sistema é um aliado fundamental em períodos de grande movimentação. “Durante o Verão Maior Paraná, especialmente em datas como o Réveillon, temos um aumento significativo na circulação de pessoas. As câmeras inteligentes ampliam o cercamento digital e dão mais agilidade às ações policiais, sempre com o agente no centro da operação”, ressaltou.

INVESTIGAÇÃO ASSISTIDA - Lançada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 10 de dezembro, em Curitiba, a nova etapa do Programa Olho Vivo marca o início da integração de tecnologias de Inteligência Artificial ao sistema estadual de videomonitoramento. Com investimento de R$ 400 milhões, o projeto inaugura um modelo de investigação assistida, no qual as câmeras deixam de depender exclusivamente do monitoramento humano.

No Litoral, a iniciativa reforça a estrutura de segurança pública justamente no período de maior demanda, alinhando tecnologia, capacitação e presença policial dentro das ações do Verão Maior Paraná, quando milhares de pessoas circulam diariamente pelas cidades litorâneas.

Entre as principais vantagens estão a possibilidade de pesquisar características específicas de pessoas e veículos, rastrear rotas, consolidar informações de diferentes pontos e gerar alertas automáticos às forças de segurança. Um projeto-piloto está em operação desde agosto em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, e agora o sistema começa a ser expandido para todas as 399 cidades do Paraná.

Até o início de 2026, o Estado prevê a instalação de 1.500 novas câmeras inteligentes, com entregas mensais de cerca de 300 unidades. O plano de longo prazo prevê a expansão para 26,5 mil câmeras em todo o território paranaense, consolidando o Paraná como o estado com o maior e mais avançado sistema de videomonitoramento por inteligência artificial do País.

O Programa Olho Vivo é coordenado de forma integrada pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp), Secretaria das Cidades (Secid) e a Superintendência-Geral de Governança de Serviços e Dados (SGSD), em parceria com as prefeituras.

Com informações da AEN. 


Postar um comentário

0 Comentários